Há alguns anos atrás o relacionamento dos colaboradores em relação a empresa era determinado por alguns valores pontuais: o trabalhador tentava manter-se no mesmo emprego por anos a fio e isso era traduzido como um elemento positivo. Muito tempo numa função significava ser um bom funcionário. Eram outros tempos, nem tão longe assim. A devoção ao trabalhado era reconhecida em dinheiro, em promoção, em condecoração. As empresas, por sua vez, tentavam manter os próprios clientes com promoções, descontos, malas diretas, telefonemas, enfim, toda ação que pudesse envolver o outro a decidir a usar os serviços daquela empresa. Nesse processo de envolvimento temos: a empresa que buscava o seu cliente e os trabalhadores que buscavam trabalhar nas empresas. Um contínuo jogo de sedução onde o tempo era definido como sendo o elemento que caracterizava essas escolhas. Tempo era dinheiro, sim, mas era fundamental estar ali, consumir aquele produto, dedicar-se a ele. O marketing era caracterizado p...
Papai sempre me dizia: "Os livros falam." E eu ficava abrindo e fechando os volumes do livro esperando ouvir uma voz. Somente muitos anos após a morte dele é que pude entender o que papai me dizia. Nivea Oliveira