Pular para o conteúdo principal

Minha amiga Pina

Eu havia prometido lançar a exposição Percursos essa semana mas... a vida não é linear e no momento outros compromissos impediram-me de montar a mostra. Percurso além de ser uma mostra fotográfica será intercalada por pessoas que marcaram a minha caminhada e, muitas delas, ainda hoje, estão aqui dentro em meu coração. Pina González é uma delas. E hoje escrevo sobre o nosso tempo em Torino, norte da Itália. Pina teve e ainda tem uma grande importância em minha vida.
Nos primeiros anos em Torino a questão da imigração era vista como um problema. Talvez ainda seja assim mas naquele período eram anos difíceis porque estávamos no início e tudo era novo. Meu trabalho nas escolas me garantia uma abertura de diálogo com as crianças sobre a importância de conhecer os demais antes de amá-los. O amor sem conhecimento nos conduz por estradas errantes porque, quase sempre transferimos aos demais as nossas projeções pessoais sobre aquilo que pensamos sobre os demais.
Conheci Pina num desses encontros e desde então não nos deixamos mais. Ela nasceu na Nicarágua e vive em Torino há muitos anos. Pina tem dois filhos e um marido que tornou-se nosso amigo. Nós duas fizemos alguns trabalhos juntas. Para mim foi muito importante conhecer a estória do país dela. Freqüentemente, na Europa, se pensa a América do Sul como um bloco único, mas, de perto, se reconhece as diferenças. Aprendi a amar o país de Pina através dela. Juntas preparamos pratos brasileiros e nicaragüenses, trocamos canções, poemas e recordações. Com Pina aprendi que a arte e o trabalho podem fazer parte do nosso cotidiano. Um certo dia, enquanto nos preparávamos para um desses encontros nas escolas ela me disse algo muito importante: “Temos que trabalhar mas temos que nos divertir também senão tudo fica muito pesado”. Obrigada Pina! Recordo-me disso sempre que estou tensa e tenho muito a fazer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Insistência é repetir o que deu errado. Persistência é repetir o que é certo." M. Bezerra

Sonhos devem ser sonhos. Se o nosso sonho se tornou um pesadelo, do qual não desistimos porque precisamos manter a nossa palavra, estamos diante de uma grande cilada. Energia assim não faz mover o ar. Abra a janela do quarto fechado e respire fundo. Dá para arrumar essa casa ainda ou é melhor criar um novo espaço onde os sonhos possam se tornar realidade e não insistência vã? Bom domingo! Nivea Oliveira

O que faz a diferença - uma direção e bons ventos

O conceito "mão de obra" já está superado, na opinião de muitos consultores de recursos humanos. Hoje temos que pensar o nosso agir de uma maneira mais detalhada, com foco na qualidade. Somos todos micro empresas e micro empresários de nós mesmos. Parte do sucesso depende do nosso agir e de como traçamos os nossos objetivos. Para que possamos otimizar o nosso tempo e melhorarmos a qualidade do nosso trabalho é fundamental saber para onde estamos indo. Até um nomade deve ter em mente as trilhas que deseja galgar. E para que isso ocorra é necessário fazer uma escolha. Uma escolha que nos permita organizar os materiais necessários para empreendermos a viagem rumo ao sucesso. Como disse William Douglas: "Não existem ventos favoráveis para o barco sem direção.

TEIMOSIA E PERSEVERANÇA

FAZENDO PROMESSAS Início de ano. A cena repete-se. Vamos fazer promessas, fazer listas, imaginar o que irá acontecer com os nossos bons propósitos. A cada início de ano a grande maioria de nós repete esse ritual. Muitos conseguem leva-lo até o fim. Metas são estabelecidas. Outros seguidores, porém, vão diminuindo o interesse pelas promessas até que elas se transformem em boas intenções. Boas intenções são necessárias porque nos fazem parar e perceber que podemos fazer algo de bom pelo outro, pelo mundo e por nós mesmos. Sim, porque mudar a si mesmo em muitas situações é um grande favor ao meio ambiente, à família e aos amigos. De toda maneira, o momento de fazer algo requer algo mais do que uma boa intenção. Requer preparação, disciplina, firmeza. Não deve-se confundir perseverança com teimosia. A primeira nos eleva e a segunda nos faz cair. A dica de hoje é refletir se as nossas escolhas estão dentro de uma realidade possível. E o que seria isso? Realidade possível é quando todos os o...