Pular para o conteúdo principal

Inícios e fins

Quantas vezes começamos o ano com bons propósitos, listas de boas intenções e a vontade de acertar? Quem já não passou por esse processo? Esse ano eu vou... Depois da arrancada incial o desânimo vai dando lugar ao cansaço e às inevitáveis desculpas: "hoje está chovendo", "está muito calor", "amanhã eu vejo isso, o dia hoje foi terrível" ... a lista é enorme. Estabelecer objetivos não é difícil. Os inícios são sempre empolgantes. O meio do processo é que apresenta os piores desafios. Muitas das vezes maiores do que o objetivo em si.

Diante dessas dificuldades poderíamos tentar estabelecer um objetivo e dentro deles vários inícios. Um objetivo maior e outros menores. O esforço será fragmentado e teremos a sensação de que a montanha é menos ígreme. Se quero uma promoção no emprego, por exemplo, listo o que será necessário para que eu a mereçca (maior comprometimento, cursos, etc).

Não deixemos que os obstáculos sejam maiores do que a nossa vontade de crescer.
Os problemas sempre existirão. A maneira como os enfrentamos é que muda tudo.

A dica de leitura de hoje é o livro de Tony Buzan - Mapas Mentais no trabalho - Ed. Cultrix

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Insistência é repetir o que deu errado. Persistência é repetir o que é certo." M. Bezerra

Sonhos devem ser sonhos. Se o nosso sonho se tornou um pesadelo, do qual não desistimos porque precisamos manter a nossa palavra, estamos diante de uma grande cilada. Energia assim não faz mover o ar. Abra a janela do quarto fechado e respire fundo. Dá para arrumar essa casa ainda ou é melhor criar um novo espaço onde os sonhos possam se tornar realidade e não insistência vã? Bom domingo! Nivea Oliveira

O que faz a diferença - uma direção e bons ventos

O conceito "mão de obra" já está superado, na opinião de muitos consultores de recursos humanos. Hoje temos que pensar o nosso agir de uma maneira mais detalhada, com foco na qualidade. Somos todos micro empresas e micro empresários de nós mesmos. Parte do sucesso depende do nosso agir e de como traçamos os nossos objetivos. Para que possamos otimizar o nosso tempo e melhorarmos a qualidade do nosso trabalho é fundamental saber para onde estamos indo. Até um nomade deve ter em mente as trilhas que deseja galgar. E para que isso ocorra é necessário fazer uma escolha. Uma escolha que nos permita organizar os materiais necessários para empreendermos a viagem rumo ao sucesso. Como disse William Douglas: "Não existem ventos favoráveis para o barco sem direção.

TEIMOSIA E PERSEVERANÇA

FAZENDO PROMESSAS Início de ano. A cena repete-se. Vamos fazer promessas, fazer listas, imaginar o que irá acontecer com os nossos bons propósitos. A cada início de ano a grande maioria de nós repete esse ritual. Muitos conseguem leva-lo até o fim. Metas são estabelecidas. Outros seguidores, porém, vão diminuindo o interesse pelas promessas até que elas se transformem em boas intenções. Boas intenções são necessárias porque nos fazem parar e perceber que podemos fazer algo de bom pelo outro, pelo mundo e por nós mesmos. Sim, porque mudar a si mesmo em muitas situações é um grande favor ao meio ambiente, à família e aos amigos. De toda maneira, o momento de fazer algo requer algo mais do que uma boa intenção. Requer preparação, disciplina, firmeza. Não deve-se confundir perseverança com teimosia. A primeira nos eleva e a segunda nos faz cair. A dica de hoje é refletir se as nossas escolhas estão dentro de uma realidade possível. E o que seria isso? Realidade possível é quando todos os o...